História
HISTÓRIA DO MUNICÍPIO
HISTORIA E FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
HISTÓRIA
São José do Divino é um municipio brasileiro do estado do Piauí. Conhecida como a "Terra do Leite”. Desmembrado de Piracuruca. Instalado em 1993. Historicamente, os primeiros habitantes do Município de São José do Divino-PI, datam de meados do século XVIII, com estabelecimento nas fazendas Tinguis e São José e início do século XIX nas fazendas Várzea Grande a Melancias. A cidade recebeu o nome de São José do Divino em homenagem ao senhor Manoel Divino de Sousa que foi um homem que marcou a história do município era um homem que mesmo naquela época já era um grande empreendedor nato que contribui bastante com ideias e feitos para que o povoado crescesse, morreu muito cedo de um trágico acidente de carro e não teve tempo de realizar tudo que planejou, mas deixou um grande legado aos sãojoseenses. O município de São José do Divino está localizado no norte do estado do Piauí, com uma distância da capital do estado, Teresina de 220 quilômetros. O município de São José do Divino, também conhecida como a “Terra do Leite”, leva esse nome devido à sua grande criação de gado leiteiro.
Historicamente, os primeiros habitantes do Município, datam de meados do século XVIII, com estabelecimento nas fazendas Tinguis e São José. Em 12 de Dezembro de 1909, nascia na localidade Queimadas, Manoel Divino de Sousa, filho de José Francisco de Sousa Sobrinho e de Maria Océria de Cerqueira. Empreendedor nato e visionário, Manoel Divino de Sousa é considerado um dos principais personagens dos primórdios e idealizador do Município de São José do Divino, este que é homenageado no próprio nome da cidade . Na esfera política, Manoel Divino tornou-se o representante da região junto aos poderes Legislativo e Executivo do Município de Piracuruca, cidade está que foi sua sede, atuando como Vereador eleito de 1948 -1951, vindo a falecer precocemente no ano de 1957.
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
A elevação do povoado à condição de Distrito ocorreu em 1956 por meio da Lei Municipal n º 208 de 04 de Janeiro de 1956, subordinado ao município de Piracuruca. Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de São José do Divino, pelo artigo 35, inciso II, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Estadual de 05-10-1989, regulamentado pela Lei Estadual n.º 4.477, de 29-04-1992, desmembrado de Piracuruca.
Sede no atual distrito de São José do Divino (ex-localidade de São José). O processo de Emancipação política da cidade de São José do Divino é fruto do estabelecimento da Pecuária, seguida da implantação do Comércio e posteriormente da criação da Associação de desenvolvimento Comunitário de São José do Divino-PI (ASCODIN). A emancipação política e elevação do então Distrito à categoria de Cidade deu-se no dia 29 de abril de 1992, pelo disposto no artigo 35, inciso II, Constituição Estadual de 05-10-1989, regulamentado pela Lei Estadual nº 4 .477, de 29 de Abril de 1992. Instalado em 01-01-1993. Tendo como primeiro prefeito do município o Senhor Francisco Machado de Sampaio (Chico Sampaio) “in memoriam” genro do lendário Manoel Divino. Chico Sampaio foi o primeiro grande fazendeiro local, incentivador no desenvolvimento pecuário da região, investindo muito em gado leiteiro vindo de outros estados, como Goiás e Mato Grosso. Dando assim o famoso título de “Terra do Leite”. Fonte:https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/sao-jose-do-divino/panorama.