SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

A+ A-
A+ A-

SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

Sobre o Município

História

História

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

HISTORIA E FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

...

 

HISTÓRIA

São José do Divino é um municipio brasileiro do estado do Piauí. Conhecida como a "Terra do Leite”. Desmembrado de Piracuruca. Instalado em 1993. Historicamente, os primeiros habitantes do Município de São José do Divino-PI, datam de meados do século XVIII, com estabelecimento nas fazendas Tinguis e São José e início do século XIX nas fazendas Várzea Grande a Melancias. A cidade recebeu o nome de São José do Divino em homenagem ao senhor Manoel Divino de Sousa que foi um homem que marcou a história do município era um homem que mesmo naquela época já era um grande empreendedor nato que contribui bastante com ideias e feitos para que o povoado crescesse, morreu muito cedo de um trágico acidente de carro e não teve tempo de realizar tudo que planejou, mas deixou um grande legado aos sãojoseenses. O município   de São  José do Divino   está localizado   no norte do estado  do  Piauí,  com  uma distância  da  capital  do  estado,  Teresina  de  220  quilômetros. O município de São José do  Divino, também  conhecida como  a   “Terra   do Leite”, leva esse nome devido à sua  grande criação de gado  leiteiro.  

Historicamente, os primeiros habitantes do Município, datam   de meados   do   século   XVIII, com   estabelecimento   nas fazendas Tinguis e São José.   Em 12 de Dezembro de 1909, nascia   na localidade   Queimadas,  Manoel  Divino  de  Sousa,  filho de  José  Francisco  de  Sousa Sobrinho  e  de  Maria Océria  de Cerqueira.  Empreendedor   nato e visionário, Manoel   Divino de Sousa é considerado um dos   principais   personagens   dos primórdios e   idealizador do Município   de São José do Divino, este que   é   homenageado   no próprio  nome da  cidade . Na esfera política, Manoel   Divino  tornou-se  o  representante da  região  junto aos  poderes Legislativo  e  Executivo do Município  de Piracuruca,  cidade  está que foi  sua sede, atuando  como  Vereador  eleito  de  1948 -1951, vindo a falecer precocemente  no  ano de 1957.

 

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

A elevação do  povoado   à  condição  de  Distrito  ocorreu   em 1956  por  meio   da Lei   Municipal   n º 208 de  04 de Janeiro de  1956, subordinado ao município de Piracuruca. Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de São José do Divino, pelo artigo 35, inciso II, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Estadual de 05-10-1989, regulamentado pela Lei Estadual n.º 4.477, de 29-04-1992, desmembrado de Piracuruca.

Sede no atual distrito de São José do Divino (ex-localidade de São José). O processo de Emancipação política da cidade de São José do Divino é fruto do estabelecimento da Pecuária, seguida da implantação do Comércio  e  posteriormente  da  criação  da   Associação de desenvolvimento Comunitário  de São José do Divino-PI (ASCODIN). A emancipação política  e elevação  do  então  Distrito  à categoria de Cidade  deu-se no dia  29 de abril  de  1992, pelo   disposto  no  artigo   35,  inciso  II, Constituição  Estadual   de  05-10-1989, regulamentado pela Lei  Estadual  nº 4 .477,  de 29  de Abril  de  1992. Instalado em 01-01-1993. Tendo como primeiro prefeito do município o Senhor  Francisco  Machado de Sampaio (Chico Sampaio) “in memoriam” genro  do  lendário  Manoel   Divino. Chico Sampaio  foi  o primeiro grande   fazendeiro local,  incentivador  no  desenvolvimento pecuário  da região, investindo  muito em gado leiteiro vindo  de outros estados, como Goiás e  Mato  Grosso.  Dando assim o famoso título de “Terra do Leite”. Fonte:https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/sao-jose-do-divino/panorama.

 

Fonte .https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/sao-jose-do-divino/panorama