SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

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SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

Portal de Serviços

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017

GERENCIAMENTO DE AMBIENTE LABORATORIAL (GAL)

O que é?

A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA É DEFINIDA PELA LEI N° 8.080/90 COMO “UM CONJUNTO DE AÇÕES QUE PROPORCIONA O CONHECIMENTO, A DETECÇÃO OU PREVENÇÃO DE QUALQUER MUDANÇA NOS FATORES DETERMINANTES E CONDICIONANTES DE SAÚDE INDIVIDUAL OU COLETIVA, COM A FINALIDADE DE RECOMENDAR E ADOTAR AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS DOENÇAS OU AGRAVOS”. O OBJETIVO PRINCIPAL É FORNECER ORIENTAÇÃO TÉCNICA PERMANENTE PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, QUE TÊM A RESPONSABILIDADE DE DECIDIR SOBRE A EXECUÇÃO DE AÇÕES DE CONTROLE DE DOENÇAS E AGRAVOS, TORNANDO DISPONÍVEIS, PARA ESSE FIM, INFORMAÇÕES ATUALIZADAS SOBRE A OCORRÊNCIA DESSAS DOENÇAS E AGRAVOS, BEM COMO DOS FATORES QUE A CONDICIONAM, NUMA ÁREA GEOGRÁFICA OU POPULAÇÃO DEFINIDA

Etapas para a realização deste serviço

O USUÁRIO DEVERÁ COMPARECER A UMA DAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO E PASSAR POR UMA AVALIAÇÃO MÉDICA OU COM ENFERMEIRO, MUNIDO DOS DOCUMENTOS PESSOAIS, RG, CPF E CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE (CNS), A PARTIR DA AVALIAÇÃO O PROFISSIONAL FAZ AS DEVIDAS ORIENTAÇÕES E PREENCHE A NOTIFICAÇÃO PARA SER INSERIDA NO SISTEMA (SINAN) E A SOLICITAÇÃO DO EXAME PARA SEREM ENVIADAS AO LABORATÓRIO.

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

DE 03 A 30 DIAS

Requisitos

O GERENCIADOR DE AMBIENTE LABORATORIAL FICA NO LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA (LACEN –PI) EM TERESINA, LABORATÓRIO ESSE PARA ONDE SÃO ENVIADOS OS EXAMES MAIS COMPLEXOS OU QUE NECESSITE DE MAIOR PRECISÃO NO RESULTADO, EXAMES COMO: OS TESTES DE SÍFILIS, HIV, HEPATITES B E C QUE SÃO SOLICITADOS MAIS PARA AS GESTANTES, TESTES DE DENGUE E COVID-19, ENTRE OUTROS. PARA UTILIZAR OS SERVIÇOS DO LABORATÓRIO, O USUÁRIO DEVERÁ COMPARECER A UMA DAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO E PASSAR POR UMA AVALIAÇÃO COM O MÉDICO OU ENFERMEIRO, APÓS ESSA AVALIAÇÃO O PROFISSIONAL FARÁ OU NÃO A SOLICITAÇÃO DOS EXAMES, NOTIFICANDO O CASO Á COORDENAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA PARA O ENVIO DAS AMOSTRAS.

Forma de Atendimento Presencial

PADRÃO / PRESENCIAL

Regularidade da Oferta

SEGUNDA A SEXTA DE 07H ÀS 13H.

Taxa / Tarifa

GRATUITO

Formas de Prestação de Serviços

PARA ESSE ATENDIMENTO O USUÁRIO DEVERÁ COMPARECER A UMA DAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO E PASSAR POR UMA AVALIAÇÃO MÉDICA OU COM ENFERMEIRO, MUNIDO DOS DOCUMENTOS PESSOAIS, RG, CPF E CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE (CNS), A PARTIR DA AVALIAÇÃO O PROFISSIONAL FAZ AS DEVIDAS ORIENTAÇÕES E PREENCHE A NOTIFICAÇÃO PARA SER INSERIDA NO SISTEMA (SINAN) E A SOLICITAÇÃO DO EXAME PARA SEREM ENVIADAS AO LABORATÓRIO.

Informações de Acesso

COMPARECENDO A UMA DAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO.

Metodologia Utilizada

O USUÁRIO DEVERÁ COMPARECER A UMA DAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO E PASSAR POR UMA AVALIAÇÃO MÉDICA OU COM ENFERMEIRO, MUNIDO DOS DOCUMENTOS PESSOAIS, RG, CPF E CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE (CNS), A PARTIR DA AVALIAÇÃO O PROFISSIONAL FAZ AS DEVIDAS ORIENTAÇÕES E PREENCHE A NOTIFICAÇÃO PARA SER INSERIDA NO SISTEMA (SINAN) E A SOLICITAÇÃO DO EXAME PARA SEREM ENVIADAS AO LABORATÓRIO.

Locais de prestação do serviço

NAS UNIDADES DE SAÚDE.

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

A DEPENDER DA DEMANDA DO DIA

Padrão de qualidade esperada

ACIMA DA MÉDIA: EFICIENTE E EFETIVO NO ATENDIMENTO AO USUÁRIO.

agendamento

DE ACORDO COM O AGENDAMENTO DA UNIDADE/DEMANDA ESPONTÂNEA.

Entidade/Órgão Responsável

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Endereço: AVENIDA MANOEL DIVINO S/N - CENTRO
Setor Responsável: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Horário de Atendimento: 07:00 às 13:00

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